sábado, 11 de maio de 2013

As aventuras do gajo da flor 1

Seria por volta do meio dia quando o barquinho do gajo da flor chegou ao porto de Belruf. O céu brilhava e as gaivotas circundavam os pescadores, untados de vísceras de fauna marinha. A paisagem olfativa complicava-se sobretudo pela total ausência de rinite, resultado da instilação de quantidades indústriais de água salgada pelas narinas nos últimos dias. Este não era o cenário que o gajo da flor esperava que o cumprimentasse no início das suas aventuras, no entanto, em território totalmente desconhecido, necessitava de obter alguma informação, um mapa, um pão de ló, algo que lhe desse algum sentido de orientação e um objectivo. Esse mesmo pensamento relembrou-lhe as advertências dos irmãos para não ir à aventura sem um objectivo definido, sem uma donzela para salvar ou um caminho bidimensional no qual tem que se terminar no fundo direito do ecrã. Com uma lágrima no olho e saudades de caril, o gajo da flor ajoelhou-se nas tábuas molhadas do porto enquanto gemia.

Rapidamente a posição chamou a atenção do capitão de um navio, que se dirigiu a ele.

"Hey, tu, tens ar de marinheiro mas não tens espinhas no cabelo ou pulseiras de guelras. Primeiro dia de trabalho?", disse o capitão numa voz não surpreendentemente grosseira. O capitão tinha um chapéu com uma pena branca, roupas demasiado douradas para ser levado a sério fora de uma discoteca de quarentões, um sabre que reluzia menos que a casaca e pele facial tão seca e espessada pelo sol que se fossem os pés de uma mulher, ela faltaria ao trabalho para ir à pedicure.

O gajo da flor fungou, conteve o desespero e retorquiu, "não, eu cheguei hoje num barquinho, vim a Belruf à procura de aventura. Eu sou o gajo da flor, quem é o senhor?". O gajo da flor não conseguiu impedir o pensamento de que o capitão havia de ser ou um chulo ou polícia sinaleiro.

"Sou o capitão Estrela, da nobre embarcação Engracia! Se vieste à procura de aventura, penso que tenho uma boa proposta para ti. Diz-me, já tens estadia e alojamento? As agências de viagem normalmente tratam disso mas, pelo aspecto do teu barquinho, parece-me que decidiste vir à aventura sem tomares as precauções necessárias"

O gajo da flor levantou-se finalmente mas permanecendo a olhar para as tábuas. "Tem razão capitão, ainda fui à Abreu mas o pacote para Belruf era caro e só tinha meia estadia. Já que vinha à aventura pensei que isso pudesse contemplar arranjar alojamento... só quando cheguei é que descobri quanto me apetecia uma omelete, razão do meu desespero. Qual é a sua proposta, capitão Estrela?"

O capitão riu-se entre dentes e disse "Em primeiro lugar não é Belruf, tens que largar esse sotaque idiota antes que te comecem a atirar com medalhões de pescada. Diz-se Belruf, percebes? Adiante, como já deves ter reparado, razão pela qual não deixas de olhar para o chão, está a faltar-me uma lantejoula no casaco. Ele está absolutamente ridículo e tenho inclusivamente evitado lidar com a minha tripulação, isto é mais que causa para um motim! O casaco foi uma prenda de um amigo de longa data que vive mesmo aqui na freguesia, a dois quilómetros para norte, ao pé da praça central. Eu falaria directamente com ele mas não posso andar nesta vergonha de figura pelas ruas portanto gostava que fosses falar com ele, descobrir onde podes desencantar uma lantejoula alternativa para o casaco. Já que não tens alojamento estou disposto a oferecer-te em troca o meu cartão das pousadas da juventude e dinheiro para ires ali à roulote comer uma omelete ou uma merenda. Que tal, aceitas?"

"Posso pensar no assunto?" perguntou o gajo da flor, receando a jornada que lhe era proposta. O capitão resmungou e aquiesceu "podes sim, tens até ao fim do parágrafo".

"Nesse caso aceito e peço desde já desculpa por ter dado a resposta no parágrafo seguinte". O acordo colocou um sorriso na cara dos negociantes. Ao fundo ouviu-se uma gaivota a puxar o autoclismo.

Gajo da flor recebeu: +20 moedas de ouro
Gajo da flor ganhou experiência: 10pt
Gajo da flor iniciou nova jornada: recuperar a lantejoula do capitão

Sem comentários:

Enviar um comentário